domingo, 3 de outubro de 2010

Você sabe o que é um Bonsai???



Bonsai é uma árvore, com poucos centímetros e que possui em seu tronco marcas de crescimento e envelhecimento. Durante anos os galhos e as raízes da planta são podados com tesouras, e com isso, o tronco engrossa e acaba moldado para parecer uma árvore adulta de proporções mínimas.
A palavra bonsai é japonesa e significa “árvore em uma bandeja (vaso ou bacia)” (bon = vaso e sai = árvore). No entanto, engana-se quem acha que essa é uma técnica nipônica. Antes de ser levado ao Japão, provavelmente entre 1192 d.C. e 1333 d.C., o Bonsai já era praticado na China, cerca de 200 a.C., mas, acredita-se que os primeiros a utilizarem essa técnica de redução de planta foram os curandeiros indianos que transportavam plantas medicinais, mesmo sem dar o nome de Bonsai a essa técnica.

Saiba mais em: www.projetobonsai.com

Um comentário:

  1. Excelente esplanação quanto ao surgimento, poucas vezes vejo registros sobre o surgimento do Bonsai na India. Pois pela necessidade da Fitoterapia (medicina através de utilização de plantas) carregavam as plantas, arvores e arbustos em vasos. Parabéns, porém sugiro pequenas correçções já no início do Texto: 1) Bonsai é uma árvore acondicionada em um vaso (não é uma árvore pura e simplismente tem que estar em um vaso, se não não é Bonsai é Arvore); 2) Não é a poda com tesoura que engrossa o Tronco (isso acontece com tecnicas de adubação, enxerto, encostia, maceração, Adubação, estrangulamento e outras tecnicas avançadas; 3) Não é necessário que a proporção seja mínima, o que estabelecera as proporções será o estilo e classificação que será de Shito 5cm a Gigante 1,20m.
    Espero ter ajudado!
    Um grande abraço a todos.
    Humberto Silva.

    ResponderExcluir